Doação de Cabelos

A maioria das mulheres tem um grande cuidado com os cabelos, desde o corte até os vários produtos usados. Eles são símbolo de feminilidade e ajudam bastante na composição facial, pois dão forma ao rosto, como uma moldura. Por isso é tão difícil perder os cabelos por conta de doenças ou acidentes. Além de fazer mal para a saúde, também afetam a autoestima.

cancer

A luta contra o câncer, por exemplo, é extremamente difícil e pesada. Agora imagine você, além de não estar bem, ainda não conseguir se sentir feliz com o que vê no espelho. Não é uma vaidade fútil, pois está em jogo também seu amor próprio, o psicológico fica frágil e muito abalado, então sentir-se bonita e forte é muito importante para enfrentar um tratamento como este. Não é apenas vaidade, mas também a recuperação da vontade de vencer.

Um exemplo é o uso de perucas que ajuda a recuperar a autoconfiança e a autoestima das mulheres. Mas como nem todas possuem condições para arcar com os custos de uma, algumas ONGs surgiram para ajudar. Elas recebem cabelos doados pelas pessoas e fabricam perucas para quem não tem condições de comprar uma.

É uma causa muito legal que tem ganhado força recentemente e até celebridades estão apoiando, como Miley Cyrus e Shailene Woodley.

Como doar?

Existem alguns requisitos para a doação dos cabelos para as instituições.

  • O cabelo precisa ter, em média, 15 centímetros. Mas é melhor entrar em contato com a instituição para a qual você quer doar antes, pois este tamanho pode ser maior ou menor.
  • Não há restrição em relação à cor ou tipo de cabelo – inclusive os com química podem ser doados.
  • O corte precisa ser feito com os fios secos, pois o cabelo pode mofar se molhado.
  • É importante prender o cabelo em mechas com um elástico para o corte, a fim de que eles não se soltem nem se percam.
  • O corte deve ser feito cerca de dois dedos acima do elástico para garantir que fiquem bem presos.
  • Nunca deixe os fios cortados tocarem o chão.
  • Alguns salões tem experiência com corte para doação e sabem como proceder. Pergunte pelo serviço. Alguns inclusive não cobram o corte para essa finalidade.
  • Se você for cortar em um salão sem essa experiência, avise ao cabeleireiro que quer cortar para doação e peça que ele prenda a mecha com um elástico.
  • Normalmente a entrega pode ser feita pessoalmente ou pelos Correios. Nesse caso, coloque o cabelo em um saco plástico antes de embalar para enviar.

Onde doar?

Há algumas instituições que fazem este trabalho. É só escolher uma e doar!

– São Paulo:
ONG Rapunzel Solidária – Caixa Postal 57007, CEP 04089-972. São Paulo – SP. Email: rapunzelsolidaria@gmail.com

– Rio de Janeiro: 

Banco de Perucas Laço Rosa – Rua Desembargador Isidro, 18, Sala 910. CEP 20521-160. Rio de Janeiro – RJ. Email: atendimento@fundacaolacorosa.com

– Espírito Santo:
Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer do Hospital Santa Rita de Cássia – Avenida Marechal Campos, 1579. CEP 29043-260. Vitória – ES. Email: afecc@santarita.org.br

– Rio Grande do Sul
ONG CabelaçoCaixa Postal 58. CEP 92010-300. Canoas – RS. Email: cabelaco.rs@gmail.com

– Santa Catarina
Banco de Perucas do Hospital Infantil Joana Gusmão – Rua Rui Barbosa, 152. CEP 88025-301. Florianópolis – SC. Email: hijg@saude.sc.gov.br

– Paraná
ONG Atitude na Cabeça – Rua Francisco Rocha, 1544. CEP 80420-130. Curitiba, PR. Email:atitudenacabeca@gmail.com

– Mato Grosso
Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso – Rua do Caju nº 329. CEP 78048-473. Cuiabá – MT. Email: aacc@aacc-ms.org.br

– Bahia
ONG Fios de Esperança – Rua Plínio Moscozo, número 627, 901-A. CEP 40155-812. Salvador – BA.

Gostaram do post?

Comentários no Facebook

Comenta aí...