Umectação

Cuidar dos cabelos é essencial para que eles estejam sempre brilhosos, soltos e macios. Já fiz um post falando sobre a diferença entre as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução. Se você não lembra, veja aqui.

Hoje vamos falar sobre nutrição, mas não exatamente com máscaras. Existe um processo que nutre os fios e os deixa muito saudáveis que aos poucos está ganhando espaço por aqui, a umectação. Usado há muuuito tempo na Índia e bem conhecido entre as cacheadas e crespas, agora está se destacando também entre os mais diversos tipos de cabelo, pois não há restrições.

Mas em que consiste exatamente a umectação?

Basicamente, é nutrir o cabelo através da aplicação de óleos vegetais para repor os lipídios dos fios, muito necessários para a saúde capilar. Como dito acima, não há restrições e mesmo quem tem os cabelos com química ou oleosos pode fazer sem medo, pois isso só faz bem, devido a ser um processo muito natural.

O que usar para fazer essa umectação?

Óleos vegetais dos mais diversos tipos, como óleo de amêndoas, de rícino, de pequi, de abacate, de semente de uva, de jojoba, de linhaça e os mais famosos: de argan, de coco e azeite de oliva. O importante é que o produto usado seja 100% natural, livre de parafinas ou silicones. Também é possível utilizar manteigas vegetais, como karité, cupuaçu, manga, murumuru e cacau. Não há algum que seja específico e geralmente funciona com todos, mas é possível que exista um que se encaixe de maneira melhor para os seus fios. O negócio é testar!

Como realizar o processo?

Com os cabelos secos, limpos ou sujos (isso não vai interferir), aqueça o óleo ou derreta a manteiga até que fique numa temperatura agradável e aplique em todo o comprimento dos fios, mecha por mecha, evitando a raiz se o seu cabelo for oleoso. A técnica indiana indica que seja realizada uma massagem nos fios para melhor desempenho. Deixe agir por, no mínimo 1 hora. Já o máximo… Não existe! Você pode inclusive dormir com o produto no cabelo utilizando uma touca. Após isso, lave os fios de 2 a 3 vezes com o shampoo de sua preferência para retirar todo o óleo e evitar o aspecto pesado. Finalize com condicionador para fechar as cutículas e enxágue com água fria ou morna. Evite utilizar secador ou chapinha após a umectação, dando preferência à secagem natural. Caso seja realmente necessário, não esqueça do protetor térmico!

Com que frequência posso fazer a umectação?

Mais ou menos a cada 15 dias ou conforme seu cabelo necessitar, não esquecendo de intercalar com hidratação e reconstrução.

Espero que vocês tenham gostado das dicas! Testem e me contem, tá?

Comentários no Facebook

2 thoughts on “Umectação

Comenta aí...